sábado, 8 de maio de 2010

O barco atelier de Monet

Desde os principios do século XIX o desporto náutico tinha encontrado muitos adeptos, que o apreciavam como meio de distração. Um desses adeptos foi o famoso pintor Monet que com a venda de um quadro conseguiu dinheiro suficiente para comprar um barco adaptado com uma cabine em madeira para guardar os cavaletes ,telas , tintas e pincéis. Assim Monet poderia assistir às regatas no rio Sena bem perto das corridas , enquanto ia pintando a paisagem envolvente. Assim Monet criou muitos quadros a partir do seu barco atelier. Este quadro a óleo pintado pelo seu amigo Manet retrata mesmo isso Monet pintando ao vivo ao lado da sua mulher Camille numa tarde quente de verão. Talvez estivesse a pintar o famoso quadro "Regata em Arguenteuil" quem sabe ?

Tomar

No dia 7 de Maio fui mais uma vez (apetrechado com o material de pintura) a Tomar para uma sessão de pintura ao ar livre. O tempo esteve bom de manhã, mas da parte da tarde de tanto ameaçar acabou por chover mesmo com alguma intensidade. Como sabem a cidade é atravessada pelo rio Nabão, que nasce mais a norte em Ansião ( vale a pena ver a sua nascente agora totalmente requalificada). Escolhi este cenário magnífico onde a velha ponte romana e o Convento de Cristo ao fundo não podiam faltar.

Comecei bem cedo ( 8 horas ) isto apenas para ter tempo suficiente de acabar a pintura....do meu lado esquerdo a velha ponte romana fervilhava com muita gente a passar .


À minha frente a cidade beijando o rio... e em ultimo plano o Convento de Cristo... Lindo motivo para qualquer pintor que goste de pintar paisagens...



Depois de algumas fintas à chuva lá acabei o quadro ...eram 5 horas da tarde...fica agora aqui para ser apreciado por vós...até breve para mais uma sessão de pintura ao vivo....fiquem bem.





quarta-feira, 5 de maio de 2010

Ainda José Malhoa


Malhoa génio pintor Português gostava muito de pintar ao ar livre ou tirando apontamentos directos para recriar em atelier como mostra este retrato muito antigo( recuperado ). É um dos meus pintores preferidos .