terça-feira, 27 de outubro de 2009

SOURE

A Vila de Soure é linda... e mais linda se torna por altura das suas festas em honra de S. Mateus..O ano passado aproveitei o bom tempo e lá fui com as tintas e pincéis para mais uma sessão de pintura ao vivo.. montei o cavalete junto ao rio e nesse dia pintei esta linda paisagem ..que ficou cinco estrelas....


Esta é a capela de S. Mateus no alto de uma povoação perto da Vila . Estive a pintar este motivo enquanto á minha volta dançavam ranchos , tocavam músicos , e muita gente assistia ... Foi divertido para toda aquela gente . Como podem ver a tela não ficou concluida,talvez um dia vá lá para a acabar.
O ano passado fui às festas de Soure, às tradicionais festas de S. Mateus aproveitei o bom tempo para dar mais algumas pinceladas...ao vivo claro pintei o velho castelo e o carro antigo que alguém que sabia que eu estava a pintar lá o foi estacionar, para compor melhor o quadro .


sábado, 24 de outubro de 2009

MEALHADA


Este ano fui convidado a participar nas festas da Mealhada , pela primeira vez houve a participação de vários pintores a pintar ao vivo, cada um escolhia o seu motivo , eu instalei-me em frente a uma barraca onde estava uma senhora a fazer bonecos em barro ...a pintura não me saiu tão bem como eu queria mas....

S. PEDRO DE MOEL


Na Praia de S. Pedro de Moel decorria uma feira de artesanato .... pelo colorido que deu a esta Praça tinha de o incluir também na minha tela.


Em 2008 junto com a minha família estivemos a passar umas férias na linda praia de S. Pedro de Moel . Sou sócio do INATEL por isso acampamos no Parque de Campismo que fica mesmo em frente à praia. Como ando sempre munido de telas ,tintas e pincéis , foi só montar o cavalete e pintar esta magnifica paisagem... O mar, as ondas, as rochas, o farol ,pescadores e pessoas passeando ...adorei...

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

POCARIÇA 2008

Eu e mais 10 pintores fomos convidados a participar nas Festas da vila da Pocariça ( Mealhada)
...como o único motivo que mais se destacava era a igreja local, acabámos de pintar praticamente todos o mesmo .... O que ficou como recordação foi o excelente convivio entre os pintores e a população local .


Poiares

Em 2008 Fui ver as festas da Vila Nova de Poiares... deu para tudo inclusivamente de pintar quatro telas ...uma delas é esta linda igreja ( que ainda irei saber o nome).

Praia fluvial do Pego Escuro

Um pouco acima da Vila de Góis existe uma praia fluvial (que agora não me recordo do nome) areias brancas , água cristalina, uma paisagem deslumbrante... em cinco ou seis horas acabei por pintar este magnifico motivo; Enquanto pintava esta tela de 50x70 cm estive sempre acompanhado do presidente da Junta de Góis. E esta Einh.?
Ricardo Pinto deu-me uma ajuda chama-se praia fluvial de Pego Escuro, desde já os meus agradecimentos.



No parque do cerejal junto ao rio Ceira existe um coreto onde outrora tocariam algumas bandas de música, agora serve de bar a uma associação local, pois achei graça a esse coreto que resolvi pintá-lo nesse dia. Não ficou muito mal pois não ?

Pintar ao vivo em Góis

Em 2008 fui ver a grande concentração de Motards na vila de Góis, para além de todo o aparato que envolve este acontecimento ainda houve tempo de pintar umas telas. Esta foto em cima veio na revista MOTO Jornal , ( tirada pelo reporter de serviço).
Esta tela de 50x70 com o motivo da ponte Manuelina que liga as duas margens do rio Ceira foi o resultado de quatro ou cinco horas de trabalho .

Graça Morais


Não podia deixar de mencionar a grande pintora portuguesa Graça Morais que a partir da natureza soube retirar motivos para as suas telas .


«Há desenhos como este, de uma mulher a matar uma galinha, que se desenvolvem durante algumas horas,resultam de uma ideia prévia que tento trabalhar com pressa, com urgência, numa ânsia de ver até onde posso ir e então saem vertiginosamente até à exaustão,muitas vezes a ideia esgotou-se e então dou por terminado o trabalho. Cada desenho, cada quadro é uma cena única, irrepetível» ( Graça Morais , Diário).

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Malhoa



JOSÉ MALHOA (1855-1933) dedicou-se sobretudo à pintura do real quotidiano do homem do campo, sendo considerado o mais genuíno representante da arte nacional em seu tempo.
Apaixonou-se pelo ar livre, pela exuberancia da luz e pela embriaguez da cor, sendo um autêntico mestre neste género.